Espuma EVA x Espuma EPDM: Entenda quais as suas funcionalidades e qual é a melhor opção para sua empresa

25 de May de 2022

espuma-epdm
As espumas são um item muito utilizado no dia a dia de diversos segmentos, seja para isolamento acústico ou amortecimento, elas exercem um papel importante devido a sua praticidade e baixo custo. Neste artigo vamos apresentar duas das principais opções encontradas no mercado, para que você entenda as diferenças, usos e vantagens das Espumas EVA e Espumas EPDM no seu negócio.
 

Espumas

Primeiramente é importante saber que há duas categorias macro deste produto no mercado: as Espumas de Vedação e Técnica e as Espumas de Suporte e Amortecimento.
 

Espumas de Vedação e Técnica

Elas têm a finalidade de gerar isolamento acústico e redução de temperaturas e vibrações dentro de ambientes. Em fins práticos, pode-se aplicar esta opção de espuma em itens das linhas automotiva, encarroçadoras, tratores, construção civil, linha branca, eletroeletrônicos e alto falantes.

A principal característica deste item é sua resistência ao calor e a pressão, sendo um material com boa resiliência. O produto mais comum encontrado para esta função são as espumas EPDM.
 

Espuma de Suporte e Amortecimento

Como o nome já sugere, estas opções de espuma têm o objetivo de servir como barreira de proteção para o produto ao qual é aplicada. Seu uso consiste no objetivo de gerar amortecimento, evitando avarias no transporte ou no uso do item em questão.
 
Esta espuma pode ser encontrada na forma de “pezinhos” para dar suporte a objetos, como: artigos de decoração, ou como separador no transporte de itens delicados como: vidro, telhas e porcelana. O material mais comum utilizado para este fim é a espuma EVA.

Agora que já entendemos a segmentação de mercado e os diferentes usos, vamos abordar mais especificamente as espumas EVA e EPDM, explicando seus diferenciais e aplicações.

Leia também: conheça os benefícios ao utilizar acabamentos gráficos nos seus produtos.
 

Espuma EVA

Esta opção de espuma é comumente conhecida por ser um material versátil. Possuem formatos e espessuras diversos, evitando riscos e avarias na superfície dos itens aos quais são aplicadas. Podem ser usadas como barreira de proteção em produtos feitos de madeira, vidro, laminado, metal, granito, mármore, plástico, papel, entre outros.

Na BFK Industrial é possível encontrar esta opção de espuma em formato autoadesivo, desenvolvida de acordo com a necessidade de cada cliente. Acesse e saiba mais sobre as espumas EVA.
 

Espuma EPDM

Esta opção tem como característica, sua boa resistência à cargas e sua versatilidade para promover o isolamento de som, vibrações e temperaturas. A espuma EPDM pode ser aplicada em superfícies de madeiras, vidros, laminados, metais, granitos, mármores, plásticos, papéis entre outros. 

A utilização deste produto demanda um estudo personalizado, para que se possa desenvolver a espuma mais adequada para a finalidade proposta. A BFK Industrial oferece este atendimento para empresas dos mais variados segmentos, comercializando a espuma EPDM em formato autoadesivo e recortada de acordo com a necessidade do cliente. Acesse e saiba mais sobre as espumas EPDM.
 

A BFK Industrial

Nossa empresa atua no mercado há mais de 10 anos, destacando-se pela alta qualidade dos produtos e pelo atendimento personalizado que analisa as necessidades do seu negócio. Somos referência no trabalho com excelência, atendendo aos requisitos da ISO:9001, além de seguirmos normas de proteção ao meio ambiente.

Conte com parceiros de confiança para elevar a qualidade dos seus produtos e se destacar no mercado. Peça um orçamento e conte com o suporte da nossa equipe.