Como Cuidar de Piso Laminado? Descubra 6 Dicas e Proteja o Piso do Seu Escritório

01 de June de 2022

como cuidar de piso laminado
Os pisos laminados são uma das opções mais populares do mercado para casas e ambientes corporativos. Sua textura lisa é fácil de limpar e cria um aspecto muito bonito quando o assunto é decoração, tornando-se uma opção mais viável do que os antigos assoalhos de madeira. 

Qualquer pessoa que tenha estreado seu piso laminado, se preocupa em como manter a beleza deste material sem danificá-lo, preservando-o contra riscos e manchas. O desafio se torna ainda maior quando pensamos no ambiente de um escritório, em que o vai e vem de diversos móveis, como as cadeiras por exemplo, podem deixar marcas. Para te ajudar a descobrir como cuidar de piso laminado, nós criamos este artigo com dicas.
 

Evite itens de limpeza abrasivos


A dica número um pode parecer a mais óbvia, mas você sabe identificar quais são os produtos de limpeza abrasivos que podem riscar o seu chão? Aqui nesta lista entram como proibições: sapólio, palha de aço e lixas.

Outros itens que, aparentemente são inofensivos, também devem ser evitados, como a vassoura de piaçava. Suas cerdas rígidas podem riscar o piso, por isso, é melhor optar por vassouras de pelo macio ou um pano seco. As enceradeiras também devem ser descartadas, elas são necessárias em pisos de madeira como tacos ou tábua corrida, mas tente evitar nos laminados.
 

Não molhe excessivamente o chão


Os pisos laminados são feitos com uma base de madeira processada, por isso, é importante evitar umidade excessiva. Nunca jogue água diretamente, no máximo use um pano úmido bem torcido. No caso de cair algum líquido no chão, busque secar o mais rápido possível, você vai evitar que o seu piso fique manchado ou deformado.
 

Cuidado com o Sol


Caso o ambiente do seu escritório receba muita luz solar, principalmente nos horários de pico, busque utilizar cortinas ou persianas para bloquear o contato direto. Excesso de luz pode acabar desbotando o seu piso, deixando manchas que vão danificá-lo permanentemente.
 

Aposte em Tapetes para Cuidar de Piso Laminado


Além de serem uma opção curinga para a sua decoração, eles têm uma dupla função ao também protegerem o seu chão. Tapetes passadeira são uma ótima opção para o hall de entrada, onde há uma grande circulação de pessoas. Apesar da maioria dos sapatos não danificarem o piso laminado, o salto alto pode acabar deixando marcas, por isso, aposte em tapetes nas áreas com maior movimentação de público.
 

Opte por Rodinhas de Silicone ou Poliuretano


Quando falamos de escritórios, não podemos deixar de pensar em cadeiras com rodinha. O modelo é bastante comum e, também, muito útil, porém elas podem ser as maiores inimigas do seu piso laminado. 

Busque por modelos com rodinhas de silicone ou poliuretano, elas oferecem um contato mais delicado com a superfície do piso e impedem riscos. Uma outra dica é implementar feltros adesivos nas cadeiras que não têm rodinhas, assim você evita que o atrito cause danos.
 

Aplique Feltros Adesivos e Cuide do Piso Laminado


Falando em feltros adesivos, eles são uma das opções mais comuns e eficientes para quem decide implementar pisos laminados no seu espaço,  já que podem ser aplicados na base de qualquer móvel. Além de prevenirem os riscos, tornam mais prática a movimentação de móveis pelo ambiente, permitindo que deslizem sobre a superfície, sem a necessidade de erguer e carregar.

Outra vantagem deste tipo de proteção é para os móveis pesados que não são movimentados com frequência. Neste contexto, o feltro irá impedir marcas no chão ou surpresas quando seu móvel for finalmente removido. Além de proteger o piso, o feltro também previne riscos, ruídos e marcas em paredes, móveis e outras superfícies.

Leia também: como as Espumas EVA e Espumas EPDM podem ajudar você
 

Conheça as Soluções da BFK


Agora que você já sabe como cuidar de piso laminado, nós queremos te explicar como você pode ter acesso às melhores opções de feltro adesivo do mercado. 

A BFK Industrial é referência no segmento há mais de 13 anos, oferecendo feltros personalizados conforme a sua demanda. Aqui, possuímos feltros pretos e grafite, nas respectivas espessuras de 1,5 mm e 3,0 mm.

Fale com a nossa equipe e peça um orçamento para os móveis do seu escritório.

Além de ter mais praticidade, você assegura a integridade do seu piso, garantindo a prevenção do seu investimento.